top of page

Quarentena – O que fazer?

Com a situação inusitada que estamos vivendo, inusitada porque nunca no Brasil tivemos tal cenário, sendo que o mundo parou em 1918 por causa da Gripe Espanhola, que não tem nada de espanhol nisso. Sobre esse assunto deixarei para outro momento.



Imagem: Pixabay


A bendita da gripe pneumônica, intitulada COVID-19, causada pelo coronavírus, tem sido devastadora, mas nem todos tem dado a relevância adequada ao caso. A quarentena obrigatória deve ser respeitada, pois a disseminação do vírus é alta o suficiente para dizimar cidades, ou mesmo países, como a Itália e a Espanha tem relatado, a China teve inúmeras baixas, pois houve um contingenciamento tardio, porém a disciplina do oriental e algo fora do normal, por esse motivo eles conseguiram sair da crise com baixas aceitáveis, assim podemos dizer, pois poderia ter sido muitíssimo pior, tendo em vista que a China é o país mais populoso do planeta.


Agora com relação à quarentena no Brasil, um país onde reina a desordem por causa da falta de obediência e discernimento da população, que por incrível que pareça, está até se manifestando nas ruas com passeatas contra o vírus, como se o vírus pudesse entender o que está sendo feito, e ficar pressionado a não contaminar a população brasileira por causa das manifestações.


Como Jesus disse na bíblia em Oseias 4:6 “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; [...]”. O que mais falta à maioria do brasileiro é o conhecimento aprofundado das coisas, mesmo vendo a situação há um palmo do nariz, ainda diz que não é preocupante, porém devemos aprender com os erros outros, e não errando para poder aprender. O sábio aprende vendo os outros errando, assim não precisa sofrer com as consequências que os erros poderiam trazer a ele.


Temos um presidente que é extremamente técnico, os seus ministros são designados para desempenharem as funções que os cargos lhes impõem, são extremamente capazes, podemos ter o exemplo que excelentíssimo senhor presidente Jair Messias Bolsonaro, incansavelmente deu como respostas para os jornalistas, enquanto estava em campanha, bem como em seu primeiro ano de mandato, quando era inquirido com relação à situação econômica, ele sempre remetia ao senhor Paulo Guedes, sendo ele o ministro da economia, pois ele, Bolsonaro, não é especialista em economia. Da mesma maneira com relação à pasta da justiça, que está nas mãos do juiz Sergio Moro, que desempenha tal função com extrema maestria. Agora quando se trata de saúde pública, o senhor presidente, simplesmente ignora as diretrizes da Organização Mundial da Saúde – OMS e ainda por cima não deixa tais questão serem de inteira responsabilidade do ministro Luiz Henrique Mandetta, outro ministro que desempenha com maestria as suas funções, porém está sendo obstruído pelo presidente, que de saúde pública, não entende nada, e ainda por cima diz que o ministro da saúde deve ser mais humilde e cogita a demissão do mesmo caso a quarentena não seja flexibilizada.

Bolsonaro continua sendo um dos melhores presidentes que o Brasil já teve, pois o mesmo é um líder que delega as funções exatamente àqueles competentes a desempenhá-las de maneira extremamente profissional e competente, porém tem de ficar somente nessa função de presidente, para poder liderar os aliados que delegou às funções primordiais da república.


Entender a quarentena vertical, maneira que o presidente propôs, é algo inimaginável, pois apesar do Brasil ser um país que a maioria não é de idosos, atualmente, porém é aproximadamente de 21,872 milhões de idosos, o que equivale a 10,5% de toda a população brasileira. Dados do ano de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.


Isso significa que no ano de 2020 temos um número ainda maior de idosos, sem dúvidas alguma. Mas não podemos esquecer que a economia tanto quanto a saúde pública e privada, pode entrar colapso no mês de abril/2020, como o próprio ministro Mandetta afirmou em uma de suas coletivas por motivos da contaminação pelo coronavírus. Mas o que pensar com a situação da quarentena, e ao mesmo tempo tendo de racionar alimentos para não precisar sair às ruas, arriscando a saúde própria e dos moradores de sua casa? Isso é um impasse, pois a verticalização da quarentena traz benefícios, sendo um dos primeiros, o movimento da economia, mesmo que de maneira modesta, mas coloca em risco a saúde pública, pois mesmo que os idosos e os indivíduos que estão no grupo de risco, não transitem nas ruas, ficando protegidos em suas casa, aqueles integrantes das famílias, que precisem ir trabalhar, estão expondo a contaminação aos idosos e pessoas do grupo de risco que não estão andando pelas ruas, pois ao terminarem o expediente de trabalho, terão de voltar para suas casas, ou seja, levarão o patógeno para dentro do lar.


Os países têm colocado como imposição a quarentena obrigatória, e até mesmo toque de recolher. Em Porto Alegre, os idosos que saírem às ruas, e forem flagrados serão multados.


Infelizmente o brasileiro só cumpre regras se estiver sendo monitorado e fiscalizado de perto. A educação dos brasileiros é muito ruim, não deveria ser necessário ter um patrão ao lado para que você faça o seu trabalho de forma bem feita e profissional, mas se o patrão não está na empresa, tudo fica em marcha lenta. Por esse motivo há de ser necessária a imposição de regras para a segurança e saúde pública.


A quarentena vertical não deve ser nem cogitada. Simplesmente deve-se adotar de forma obrigatória, isentar ou simplesmente suspender as cobranças das contas fixas de todos os cidadãos, sendo que não devem ser cortados os serviços básicos, como água, energia, gás, telefonia e internet, pois assim facilita a comunicação, e ainda deve-se ter o maior apoio do governo sem viés politiqueiro, para agradar aliados, mas dando uma segurança para o cidadão e apoiando os carentes que precisarão de suporte.


Nosso presidente está numa situação periclitante, um beco sem saída, pois a onda econômica que ainda virá e arrebentará o Brasil e o brasileiro, já dá sinais de presença, porém ainda tem de resolver a situação da saúde, que apesar de parecer estar controlada, infelizmente não está. Está sendo MAQUIADA, ISSO MESMO, BRASIL ESTÁ COM A CONTAMINAÇÃO FORA DAS ESTATÍSTICAS, pois não tem feito os testes em todos os cidadãos que aparentam ou apresentem sintomas parecidos.


O brasileiro manda na nação, todos devem se unir e serem obediente o suficiente para cumprir as medidas de segurança emitida pela OMS e o ministro da saúde. Bolsonaro deve simplesmente deixar o orgulho dele de lado, e começar a cumprir a função dele de líder, e assim liderar o país e deixar os responsáveis pelas áreas específicas fazerem o trabalho necessário. Quando ele diz que o ministro Mandetta deve ser mais humilde, ele deveria falar isso de frente ao espelho, pois tem deixado o ego e o orgulho mandarem.


Ministro Mandetta tem toda a razão, bem como os ministros Moro e todos os outros que estão apoiando o ministro da saúde.


Brasileiro não deve se render a político nenhum, pois eles somente estão cumprindo a função de representarem a todos os cidadãos perante os outros líderes de governo pelo mundo. Não tenho nenhum problema em dizer que não tenho político de estimação, todos devem cumprir as funções corretamente e de maneira responsável, caso isso não seja mais possível, será substituído pelo vice.


Povo brasileiro lute pela vida de vocês e pela vida de seus parentes, mães, pais, avôs, avós, tias e tios, todos merecem ter o direito à vida. Não será uma instabilidade que irá nos derrubar.


Para todos eu digo #FiquemEmCasa!

Por Trás do Blog
Siga "O BRASILEIRO"
RSS Feed
  • Twitter Social Icon
Procurar por Categoria
bottom of page