top of page

Capitalismo vs Comunismo

Caro leitor estive um pouco relutante em escrever sobre o tema a seguir, porém tenho visto o nosso Estado dividido entre Flamengo e Fluminense, Atlético Mineiro e Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo, nesse nosso caso em questão, PT e PSDB. Difícil mesmo é conseguir entrar em um acordo numa conversa sobre o tema, quem foi que descambou o Brasil pelo penhasco? Uma pergunta que não tem resposta, porém muitos daqueles que converso sobre o assunto especulam isso ou aquilo, mas na verdade não saem do lugar.


Imagem: http://www.revistacaos.es/capitalismo-vs-socialismo.html



No final desse ano de 2017, conheci uma pessoa que se interessava sobre o tema política, porém não me convenceu com seus argumentos. Pois bem, irei contar essa breve história e assim poderei prosseguir com o tema.


Estamos passando por uma época bem uniforme de informações, com muita facilidade de acesso a elas, porém ninguém realmente quer ou deseja se aprofundar muito no que lê, haja vista que deve dar muito trabalho ler para ter mais conhecimento, nossos problemas com os representantes políticos se originam do completo desinteresse do eleitor em saber realmente quem são os candidatos, bem como a sua vida pregressa.


Enfim, estive conversando com Joãozinho (nome fictício) que se diz socialista/comunista, e ele me expôs o seguinte argumento sobre o regime político que defende: O cidadão tem direito a poder ir e vir sem ter de dar satisfação para ninguém, sendo que o Estado não deve interferir nas decisões desse cidadão. Eu lhe indaguei a seguinte pergunta: Se o Estado não deve interferir em suas decisões, onde é que caberá os limites, leis, que devam reger a nação?; Ele simplesmente me respondeu que o Estado não deve impor limites aos cidadãos, sendo que o cidadão deve poder fazer o que quiser e quando quiser. Após, especificamente, ele ter me dado tal resposta, parei de debater sobre política com Joãozinho, pois ele não estava sabendo, mesmo achando que sabia, do que estava falando e defendendo com tanto fervor.


Chegamos ao ponto que mais me interessava falar, pois Joãozinho é um cara simpático, gente boa, porém deve ler mais e falar menos, essa é uma característica muito comum nos nossos dias atuais, com a leitura superficial. Na grande maioria podendo chegar ao analfabetismo funcional, pois sabe falar bem, ler e escrever, porém as ideias ficam perdidas e não tem fundamento, simplesmente por não ter o hábito de estudar sobre os assuntos que propõe. Realmente o Estado não deve interferir diretamente nas decisões que cada cidadão toma desde que não afete a terceiros de maneira danosa, pois assim cabem as devidas sanções de direitos. Um bom exemplo disse é o Estado não mais interferir na decisão de um casal se divorciar, porém há os pré-requisitos, quais são eles: ambos quererem o divórcio, bem como não terem herdeiros, assim o casal simplesmente comparece ao cartório e se divorcia. Simples assim. Agora o problema é que Joãozinho que se diz socialista/comunista, quer que o Estado não interfira em nada. Vou explicar o porquê que eu parei de debater o assunto, pois ele nem sabe o que o regime político do Socialismo ou o regime Comunista, sendo esses, os que estão mais cercados de leis, inclusive de cerceamento de direitos fundamentais, como o de ir e vir. Percebi que Joãozinho é muito confuso e raso em suas argumentações, discutia muito sobre tal ponto de vista, mas na verdade nem sabia para qual lado ir. Depois de me despedir, e voltar para a minha casa, refleti bastante sobre tudo que foi dito, e cheguei a uma conclusão muito simples, que eu mesmo poderia ter revelado ao Joãozinho, que ele não é e nunca foi um socialista ou comunista um dos pontos de percepção disso, é vê-lo trabalhando para ganhar dinheiro, com seu carro novo na garagem e viagens que gosta de fazer, onde o regime comunista ou socialista se encaixaria nisso, em lugar algum, pois o Estado te limita até no que pode comprar. Joãozinho é um defensor da Anarquia, simples assim. Um regime onde o Estado não existe, onde não há regras nem limites, podendo fazer o que quer a hora que quiser.


Como todo comunista ou socialista que se preze, gostam de ganhar dinheiro para poder comprar o que quer a hora que quer, mas defendem um regime que não dá margem para tal. Uma simples situação pode ser proposta por qualquer um a qualquer defensor de tais regimes, é só perguntar se ele gosta de ter dinheiro no bolso para poder gastar com o que ele desejar. A resposta é muito simples, será um enorme SIM, sem titubear. Não culpo ninguém por isso, muito pelo contrário, eu gosto muito de poder sair e comprar roupa, almoçar em algum lugar agradável, assistir um filme no cinema, ou qualquer coisa do tipo. Muitos cidadãos de bem ainda pensam além, querem empreender, criar suas próprias marcas comerciais, ter um comércio conhecido e respeitado, bem como lucrar com isso, fazendo com que o gasto do empreendimento seja revertido em lucro para poder assim lucrar mais, sustentar suas famílias, crescer financeiramente, poder investir ou mesmo aumentar o seu comércio. Sou um capitalista, como todos são, duvido que alguém que se diz contrário ao Capitalismo realmente faça suas próprias roupas, planta seus alimentos. Esse tipo de coisa não é algo tangível, apesar de muito defenderem, ninguém realmente abre mão do conforto que tem ou que poderá ter com dinheiro. Por isso gostam do dinheiro e o que ele pode promover, mas querem ser socialista/comunista, mas não abrem mão de terem tais facilidades que o dinheiro trás.


No meu próximo artigo, irei desenvolver de maneira mais detalhada as diferenças reais e marcantes do capitalismo e o comunismo, para assim podermos ver o que é e o que não é de cada regime, ver as suas distintas características.

Por Trás do Blog
Siga "O BRASILEIRO"
RSS Feed
  • Twitter Social Icon
Procurar por Categoria
bottom of page